Procedimentos Administrativos

Informações sobre procedimentos administrativos de alunos

 

Procedimentos Administrativos

Solicitação de equivalência de disciplina

Trata da solicitação de reconhecimento do valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento na UFF em matrícula anterior. Atenção: Este processo é exclusivo para disciplinas cursadas no âmbito dos cursos de graduação da UFF.

A solicitação de dispensa de Equivalência (ou Correspondência) entre disciplinas é feita pela(o) estudante diretamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A(0) estudante deve abrir o processo “Graduação: Correspondência entre Disciplinas”.  Saiba mais.

Na página https://www.uff.br/?q=processo/correspondencia-entre-disciplinas pode ser localizada a base de conhecimento do processo, que contém a descrição completa e as etapas para o processamento do serviço.

Documentação necessária:

  • Conteúdo Programático/Programa de cada disciplina para a qual solicita correspondência
  • Histórico Escolar em que conste aprovação na disciplina cursada e para a qual solicita correspondência.

Trancamento de matrícula por solicitação do estudante

O Trancamento de Matrícula é o procedimento que visa atender ao discente interessado, por motivação prevista ou antecipada, em suspender temporariamente as atividades acadêmicas por até 4 (quatro) períodos letivos, consecutivos ou não. É um procedimento previsto no Regulamento dos Cursos de Graduação e iniciado por meio de solicitação do discente em período estabelecido no Calendário Escolar do ano letivo. Sendo procedente o atendimento à solicitação, o estudante ficará com a situação da matrícula temporariamente sob o registro “trancado”. Clique aqui e saiba mais sobre como solicitar o trancamento de matrícula.

A solicitação de Trancamento de matrícula é feita pela(o) estudante diretamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A(0) estudante deve abrir o processo “Graduação: Trancamento de
Matrícula”.  Saiba mais.

Na página https://www.uff.br/?q=processo/trancamento-de-matriculapode ser localizada a base de conhecimento do processo, que contém a descrição completa e as etapas para o processamento do serviço.

Para solicitações intempestivas, fora do período estabelecido no Calendário Escolar do ano letivo, motivadas por acometimento de doença grave ou vulnerabilidade socioeconômica ou representação do país em competição internacional, o procedimento é Trancamento Especial de Matrícula. Para mais informações e instruções para requerer, acesse https://www.uff.br/?q=processo/trancamento-especial-de-matricula

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Pedido de dispensa de disciplinas

Reconhecimento do valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento pelo discente em outra Instituição de Ensino Superior. A solicitação de dispensa de Disciplinas é feita pela(o) estudante diretamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A(0) estudante deve abrir o processo “Correspondência entre Disciplinas”.  Saiba mais.

Na página http://www.uff.br/?q=processo/dispensa-de-disciplinas pode ser localizada a base de conhecimento do processo, que contém a descrição completa e as etapas para o processamento do serviço.

Documentação necessária:

  • Conteúdo Programático/Programa de cada disciplina para a qual solicita correspondência
  • Histórico Escolar em que conste aprovação na disciplina cursada e para a qual solicita correspondência.

Rematrícula por solicitação do estudante

Trata-se da solicitação da concessão de uma nova matrícula ao discente cujo vínculo com a UFF, em determinado curso de graduação, tenha sido cancelado. Este tipo de solicitação só pode ser feito no período determinado no Calendário escolar da UFFClique aqui e saiba mais sobre como solicitar o a rematrícula.

A solicitação de Trancamento de matrícula é feita pela(o) estudante diretamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A(0) estudante deve abrir o processo “Requerimento de Solicitação de Rematrícula”.  Saiba mais.

Na página https://www.uff.br/?q=processo/rematricula pode ser localizada a base de conhecimento do processo, que contém a descrição completa e as etapas para o processamento do serviço.

Cancelamento de matrícula por solicitação do estudante

Trata-se da solicitação oficial de cancelamento de matrícula por discente de curso de graduação da UFF.

Informações importantes: 
  • O aluno pode solicitar o cancelamento da matrícula a qualquer tempo.
  • O aluno pode acessar o Sistema Acadêmico (IDUFF) e gerar a Declaração de Regularidade de Matrícula, que traz a informação sobre a situação da matrícula. Essa declaração possui chave de autenticação específica e poderá ser ulizada pelo aluno para comprovar o cancelamento da matrícula, tão logo a solicitação seja processada pela DRAD/DAE.

A solicitação de Cancelamento de matrícula é feita pela(o) estudante diretamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A(0) estudante deve abrir o processo “Graduação: Cancelamento
de Matrícula”.  Saiba mais.

Na página https://www.uff.br/?q=processo/cancelamento-de-matriculapode ser localizada a base de conhecimento do processo, que contém a descrição completa e as etapas para o processamento do serviço.

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